(ARANHA,
Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: uma introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.
4. ed.)
1.
Dois relatos míticos
v A Filosofia é grega, nascida nas colônias
gregas no século VI a.C.
v O mito era uma forma de pensamento que
existia antes da Filosofia, porém ela ainda existe no nosso meio.
v Dois mitos:
Ø
Origem
da noite – povos indígenas, maué, nativos dos rios Tapajós e Madeira.
Ø
Origem dos
males – gregos dos tempos homéricos.
v Mito não é lenda, fábula ou crendice.
Ø
“Na linguagem
comum costuma-se identificar o mito à mentira”.
Ø
O mito
é mais expressivo e rico e não desligado da vida.
2.
O que é mito?
v Mito – processo de compreensão da realidade.
Ø
O mito
é uma verdade, resultado de uma intuição compreensiva da realidade.
Ø
O mistério
é outro componente importante do mito.
Ø
Os mitos,
muitas vezes, estão envoltos no sagrado, no divino, sendo de natureza
sobrenatural.
3.
Os rituais
v Mircea Eliade – uma das características do
mito é fixar os modelos exemplares de
todos os ritos e de todas as
atividades humanas significativas.
Ø
Os gestos
dos deuses são imitados nos rituais.
Ø
O rito
é a atualização do evento mítico.
v Exemplos de rituais
Ø
Ritos de
passagem – nascimento, da infância para idade adulta, do casamento, da morte
Ø
Ritos
próprios de uma crença – cultos, cerimônias, oferendas, preces, templos,
festas, objetos religiosos.
v Transgressão do Tabu
Ø
Tabu –
proibição, interdito.
§
Assume caráter
sagrado.
§
O mais
antigo é o do incesto.
Ø
Rituais
de purificação
§
Expiação
– sacrifício de algum animal ou homem/mulher
4.
Teorias sobre o mito
v Inúmeras teorias de antropólogos, filósofos,
psicanalistas, historiadores.
v As funções do mito
Ø
Explicam
o mito pela função que desempenham no cotidiano da tribo, garantindo a
sobrevivência e a tradição do grupo.
§
Exemplos:
a origem da agricultura, a fertilidade das mulheres, o caráter mágico das
danças e desenhos.
v O caráter inconsciente do mito
Ø
Acentuam
o caráter existencial e inconsciente do mito, como revelador do sonho, da
fantasia, dos desejos mais profundos do ser humano.
v O mito como estrutura
Ø
O mito
como explicação e fundamentação das estruturas de uma sociedade/sistema.
5.
O mito nas civilizações antigas
v Nas civilizações antigas era componente
importante da cultura
Ø
As religiões
separaram sagrado e profano.
Ø
O poder
era exercido pela classe sacerdotal. O soberano era um deus.
Ø
Teocracia.
v Os deuses gregos
Ø
Civilização
grega – constituída de diversas regiões autônomas, mas que possuíam a mesma língua
e a mesma cultura.
§
A religião
era politeísta.
§
Deuses
eram imortais e viviam no Monte Olimpo.
§
Havia
oferendas, sacrifícios e peregrinações aos grandes santuários.
Ø
Homero
§
Poeta ambulante
escreveu as epopéias Ilíada (sobre a guerra de Tróia) e a Odisséia (a volta de
Ulisses para casa após a guerra de Tróia).
§
As epopéias
desempenharam papel pedagógico importante, pois descrevia a história grega e
transmitia os valores culturais.
§
As epopéias
também mostravam o herói que buscava a virtude.
Ø
Hesíodo
§
Poeta
que escreveu as obras Teogonia (sobre a origem do mundo e dos deuses) e
Trabalhos e os Dias (sobre o mundo dos mortais e sua organização).
§
Suas
obras mostram o interesse pelo mito.
6.
O mito hoje
v O pensamento reflexivo teria decretado a
morte da consciência mítica?
Ø
Positivismo
– Augusto Comte – a ciência supera o mito
§
Cria o
mito do cientificismo – a ciência como capaz de explicar tudo.
§
O senso
comum, a filosofia, a arte, a religião não nega que o mito está na raiz da
inteligibilidade.
§
Os mitos
ainda persistem no cotidiano.
Ø
A permanência
do mito
§
O mito
ainda é uma expressão fundamental do viver humano, o ponto de partida para compreensão
do ser.
§
Histórias
em quadrinhos de super-heróis, luta do bem contra o mal (maniqueísmo); os conto
de fada; as personalidades; na política que se direciona para os valores (virtudes)
ou ainda em circunstâncias que se levantam falsos mitos.
§
O
comportamento é cheio de rituais, religiosos ou secularizados; as manifestações
coletivas.
7.
Para refletir
v Os mitos fazem parte da vida do ser humano,
mesmo que em escalas diferentes, e apesar das críticas racionais que os legitimam
ou rejeitam.
muito interessante este tema da consciência mítica, com toda essa roupagem muito próxima. até porque nossa relação de mito é, por vezes, muito voltada para o mundo antigo da Grécia, o que na verdade essa consciência mítica é também próxima de nós.
ResponderExcluirinteressante!!!
ResponderExcluirinteressante!!!
ResponderExcluirmuito bom
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