terça-feira, 2 de abril de 2013

Exercício extra classe para os alunos do 2º ano EESTA


DISCUTINDO O PRECONCEITO

TEXTO 1
                Preconceito (pré-conceito) significa conceito (ou opinião) formado antecipadamente, com o desconhecimento dos fatos. Geralmente ocorre porque internalizamos muito da nossa herança cultural sem discussão. O risco do preconceito está na postura dogmática que recusa reexaminar essas convicções. Em decorrência, o preconceito se torna fonte de intolerância e de violência, levando à discriminação quando o diferente é considerado inferior e, por isso mesmo, excluído dos privilégios que os “melhores” desfrutam.

TEXTO 2
                “Nos Estados escravagistas, o sistema de autoridade e de hierarquia, pelo qual se afirmava a dominação dos brancos, impunham-se graças às regras estritas da etiqueta. Negros e brancos podiam viver juntos na medida precisamente em que as regras de etiqueta lembravam constantemente a desigualdade de condição de uns e de outros. Os ‘escravos de casa’ partilhavam a intimidade de seus senhores, na qualidade de domésticos, amas-de-leite, serviçais e concubinas. Frequentavam a mesma igreja, os jovens negros brincavam com os filhos de seus senhores. (...) Se negros e brancos podiam viver juntos no mesmo espaço social e doméstico e manter relações sexuais, embora o casamento entre brancos e negros estivesse excluído, é que a diferença de condição era suficientemente clara para que essa familiaridade não pusesse em questão a superioridade dos primeiros. Os papéis eram desprovidos de qualquer ambigüidade. O negro conhecia ‘seu lugar’ e havia interiorizado sua condição inferior. As regras precisas da etiqueta lembravam-no disso a todo momento”.
(SCHNAPPER, Dominique. Racismo. Em: CANTO-SPERBER, Monique. Dicionário de ética e filosofia moral. v.2. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2003. p. 458.)

TEXTO 3
                “Todos os regimes de opressão justificam-se pelo aviltamento dos oprimidos. Eu vi, na Argélia, muitos colonos acalmarem sua consciência pelo desprezo que sentiam em relação aos árabes esmagados pela miséria: mais eles eram miseráveis, mais pareciam desprezíveis, de tal forma que não havia jamais lugar para o remorso.”
(BEAUVOIR, Simone. Moral da ambigüidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. p. 86.)

1. Realizada a leitura, o grupo deverá discutir o sentido dos três textos e em seguida escolher uma das formas de preconceito para aprofundar a discussão e dividir as tarefas entre si.
2. O grupo deverá pesquisar sobre o tema escolhida.
3. Ao final, deverá elaborar um texto com as conclusões do grupo e apresentar para a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário